A manutenção preventiva nas instalações elétricas se trata de um assunto obrigatório quando nos referimos a segurança de pessoas e equipamentos. Nesse sentido, é de suma importância que você e a sua empresa ou residência estabeleçam um período. Isso significa dizer que existe uma periodicidade, ou seja, quando realizar a manutenção elétrica.

Quando o tema é manutenção preventiva, é interessante destacar alguns pontos fundamentais que ocorrem nessa prática. Por exemplo, é realizada uma limpeza, o reaperto, bem como a inspeção visual.

Esses são apenas alguns dos pontos que evitam a ocorrência de graves problemas no futuro desses sistemas elétricos. Ademais, ao logo do tempo, é comum que as conexões elétricas percam o seu aperto. Como consequência, isso proporciona o mau contato, logo, a instalação é aquecida.

Por conta das consequências graves da falta de manutenção preventiva, você deve ter uma atenção especial com esse assunto. Com base na NBR 5410, o período de realização dessa manutenção precisa se adequar às particularidades da instalação.

A importância da manutenção preventiva

Destaca-se que a manutenção preventiva é, de fato, muito importante, e cabe nas mais diversas situações. Nesse caso, em qualquer momento que haja desconfiança sobre o funcionamento do sistema elétrico, é possível realizar a manutenção. Como o próprio nome já nos revela, a manutenção previne situações graves.

Caso isso não seja feito, é preciso, então, providenciar quaisquer reparos que sejam necessários a fim de evitar choques elétricos. Nesse sentido, como se trata de uma prática específica e elaborada, você deve contar com o auxílio de profissionais capacitados.

Busque, então, uma empresa ou profissionais capacitados para esse serviço, que vão garantir a segurança do equipamento e das pessoas envolvidas. Essa mesma empresa dirá qual a periodicidade de manutenção, ou seja, em quanto você deve realizar novamente.

Qual a periodicidade adequada para a manutenção preventiva?

Um dos maiores questionamentos quando o tema é manutenção preventiva é se existe um tempo padrão para realizar novamente. Na verdade, esse tempo deverá ser estabelecido pelo profissional responsável. Isso porque ele verá todas as particularidades envolvidas no seu sistema.

Tome como exemplo o uso industrial, em que a manutenção elétrica deve ser constante, uma vez que é fundamental o funcionamento adequado das máquinas. Esse funcionamento serve para a sua produção, logo, não pode parar.

Desse modo, vemos que as empresas de grande porte já contam com os profissionais adequados para a manutenção. Porém, caso a sua empresa não possua uma equipe nesse sentido, contrate uma que entregue um serviço de qualidade.

O recomendado é que as pessoas em processo de compra ou locação de imóvel, por exemplo, solicitem uma manutenção. Dessa maneira, será possível garantir as condições adequadas antes da ocupação local.

Por outro lado, nesses imóveis unifamiliares, o ideal é que a manutenção elétrica seja feita a cada 10 anos. O período é maior pelo fato de que os equipamentos elétricos são usados com moderação.

Problemas evitados a partir da manutenção preventiva

Com a manutenção preventiva, você pode evitar diversos problemas, e por isso ela é tão importante para a sua casa e empresa.

Sem a manutenção preventiva, dificilmente o uso de aparelhos modernos seria possível, sem que haja nenhum prejuízo. Logo, não escolha materiais mais baratos e sem qualidade para a manutenção, tendo em vista que isso pode prejudicar os seus aparelhos.

O principal problema que pode ser evitado é o de choques elétricos, mas existem outros. Como foi dito acima, a manutenção preventiva é primordial para garantir o funcionamento adequado dos seus aparelhos. Logo, a fim de evitar prejuízos nos seus equipamentos, realize a manutenção preventiva.

Solicite um orçamento agora mesmo
X