O sistema de proteção contra descargas atmosféricas é um sistema composto por vários arranjos. Os captores estão localizados no ponto mais alto da edificação dos edifícios e apresentam uma função voltada para uma forma de captura das descargas atmosféricas. Uma vez que uma descarga atingir um captor do SPDA ela será conduzida pelo sistema descida conectados aos captores.

Está parte do sistema é composta por cabos de cobre ou fitas de alumínio que suportam grandes tensões e correntes elétricas, que são fixadas por componentes igualmente condutores, visando proporcionar uma descida eficiente, sem que haja interrupções.

Já o aterramento, ele é essencial e a última etapa, sendo o tal responsável por garantir que toda descarga seja dissipada no solo.

Segundo a ABNT, aterramento elétrico significa colocar instalações e equipamentos de potencial igual, assim a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja menor possível. A terra é o conector com diferença de potencial igual a zero, a diferença entre ele e o neutro é que ele não altera seu valor por meio de “sujeiras”, pelo contrário por meio da terra estão as sujeiras eliminadas, o que não permite que fugas de energia fiquem na superfície de aparelhos elétricos.

Executar o aterramento é obedecer as normas de segurança ditas pela ABNT, além de garantir o funcionamento adequado da instalação e a segurança quanto a fenômenos que possam comprometer o funcionamento adequado de todos os equipamentos. Basicamente o sistema de SPDA e o de aterramento, são dois sistemas distintos, mas um cabe ao outro, porém o SPDA é dividido em três partes, sendo a primeira parte a captação das descargas elétricas pela antena, está por sua vez direciona as descargas para os fios condutores que os destinam ao aterramento.

No sistema de aterramento a descara elétrica é liberada diretamente no solo, e partir desse procedimento, o imóvel e as pessoas próximas não sofreram com descargas elétricas ou outros tipos de acidentes como explosões, incêndios ou coisas do tipo.

A BLM Engenharia tem todo o material necessário para o seu SPDA com a garantia certa que você procura. Apesar de ser um procedimento necessário, o SPDA é como digamos de arte com terra, ou seja é a conexão com toda a terra, e apesar de possuir nomes distintos, ambos os procedimentos são interligados, para que assim sua obra saia com perfeição e com toda segurança que você merece.

Entre em contato com a BLM Engenharia e solicite já seu orçamento com o apoio de profissionais qualificados, para que assim tudo ocorra em perfeita segurança e harmonia.

Solicite um orçamento agora mesmo
X