A NR10 é um importante avanço para todas as empresas que trabalham com eletricidade, pois seu novo texto traz alterações significativas e uma delas é o Prontuário de Instalações Elétricas, estamos nos referindo a um conjunto de documentos técnicos desenvolvido e mantido por um profissional legalmente habilitado junto com a Anotação de Responsabilidade Técnica, que possui o objetivo de garantir a segurança das empresas e seus trabalhadores, ao implementar medidas de controle e sistemas preventivos nas instalações elétricas e nos serviços de eletricidade.
O PIE deve sempre estar atualizado, em local de fácil acesso e disponível em versão impressa para consultas da equipe de eletricistas e fiscais do Ministério do Trabalho.
Quais são os itens e documentos obrigatórios do PIE?
Além da ART, é a parte integrante do cumprimento dos itens que são obrigatórios no PIE da NR10, conforme os itens NR10 10.2.4 e 10.2.5.
-
Conjunto de procedimentos e instruções técnicas e administrativas de segurança e saúde, implantadas e relacionadas a está NR e, descrição das medidas de controle existentes.
-
Documentação das inspeções e medições do sistema de proteção contra descargas atmosféricas e aterramentos elétricos.
-
Especificação dos equipamentos de proteção coletiva e individual e o ferramental, aplicáveis conforme determina está NR.
-
Documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados.
-
Resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de produção individual e coletiva.
-
Certificações dos equipamentos e materiais elétricos em áreas classificadas
-
Relatório técnico das inspeções atualizadas com recomendações, cronogramas de adequações
O Prontuário de Instalações Elétricas é obrigatório para todas as empresas que possuem carga igual ou superior à 75KW, e deve ser elaborado e mantido por um profissional habilitado. É recomendado que o PIE seja feito anualmente, assim irá se constatar se estão sendo seguidas todas as premissas, o PIE não possui validade pré determinada, deve ser revisado sempre que houver mudanças no sistema elétrico da empresa.
Para possuir o Prontuário de Instalações Elétricas é de vital importância que seja emitido por um profissional legalmente habilitado, ou seja, Engenheiro Eletricista. Fique tranquilo, você pode contar com a BLM Engenharia, especialista no ramo de Engenharia Civil. Contamos com profissionais de alta qualidade e prontos para atender qualquer demanda.
Entre já em contato com a BLM Engenharia e solicite seu orçamento!