A manutenção segura e boa das condições operacionais de um transformador, garantindo a eficiência desses equipamentos por um tempo bem maior. Mas será mesmo que todos sabemos como é feita a manutenção desses transformadores? Veja a seguir!

Os transformadores transferem energia elétrica entre um circuito e outro, mantendo a mesma frequência, variando geralmente os valores de corrente e tensão. A transferência dessa energia vem com pedras que estão relacionadas à construção do transformador, ao seu modo de funcionamento e à manutenção realizada.

O transformador como sabemos, é uma máquina de extrema importância para o funcionamento ideal da rede elétrica, seja ele a óleo, a seco, aéreo ou qualquer outro modelo de transformador.

Além disso, os transformadores são também essenciais para o suprimento ide eletricidade em empresas, comércios, conjuntos residenciais e indústrias de qualquer porte. Com essa importância, o processo regular de inspeção e manutenção de transformadores é essencial para que imprevistos e prejuízos sejam evitados. Para evitar corrigir problemas com o seu equipamento e consequentemente ter que lidar com a interrupção do fornecimento de energia, resultando em perdas e possíveis acidentes, para isso fique atento aos três tipos de manutenção disponíveis para os transformadores.

Manutenção Preditiva

Essa manutenção faz análise dos componentes do transformador e a sua termografia, também é realizada uma inspeção, ultrassom e testes dos transformador.

Sendo assim, é possível fazer uma análise completa das condições gerais de um transformador sem ter que paralisar seu funcionamento.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é similar á manutenção preditiva. No caso, em ambas o profissional utiliza o relatório das condições gerais de um transformador e, na prevenção preventiva, essas informações servem para programar a sua manutenção, reduzindo assim o tempo necessário de pausa do fornecimento de energia.

Manutenção Corretiva

Esse tipo de manutenção de transformadores é para quando já existe uma situação de emergência, com algum defeito ou acidente com o transformador. Isso geralmente acontece quando não foi feito um plano de monitoramento e outros tipos de manutenção.

É um imprevisto que gera maior prejuízo, porque implica em deixar o transformador sem funcionamento por mais tempo, até que o profissional possa identificar e corrigir o problema.

Manutenção Interna

Em situações onde o profissional tem dificuldades de detectar o problema, é possível que o transformador precise ser desmontado para que a manutenção corretiva seja feita após uma análise minuciosa de identificação do defeito.

Fazendo as manutenções preditivas e preventivas, você evita possíveis falhas e, consequentemente prejuízos decorrentes do tempo do transformador em inércia.

É sempre mais vantajoso avaliar periodicamente o estado geral do seu transformador e se precaver contra aborrecimentos e danos.

Esse tipo de serviço de manutenção de transformadores deverá ser realizada apenas por um profissional devidamente capacitado para esse tipo de função. Se esse trabalho for realizado por um profissional desqualificado, o efeito pode ser reverso e você poderá ter grandes prejuízos futuros e, ainda correr sérios riscos.

Para esse tipo de manutenção, confie em uma empresa com experiência e que conte com profissionais de alta qualidade. A BLM Engenharia tem no seu time com engenheiros civis e, um excelente atendimento ao cliente! Confie na BLM Engenharia para a manutenção do seu transformador.

Entre já em contato com a BLM Engenharia e solicite seu orçamento!

Solicite um orçamento agora mesmo
X