Solicite um orçamento agora mesmo

Laudo de Instalações Elétrica/NR10/PIE (Prontuário de Instalações Elétricas)

Para que uma edificação tenha o seu funcionamento dentro das regulamentações, é necessário dispor de alguns documentos. Dentre eles, é possível citar o Laudo de Instalações Elétricas, a NR 10 e o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE).

Inicialmente, é interessante destacar que quase todas as edificações precisam do Laudo de Instalações Elétricas – uma vez que existem exceções. Logo, este laudo se refere a um documento de natureza pericial. O seu objetivo é, então, considerar todos os aspectos técnicos de uma instalação elétrica, como o nome nos propõe.

Para que esse laudo tenha validade, ele deve ser elaborado por um profissional da área de Engenharia Elétrica. Além disso, esse engenheiro precisa de um registro regular no CREA (Conselho Regional de Agronomia e Engenharia).

Dessa maneira, o desenvolvimento desse laudo ocorre com base nas medições e inspeções, levando em consideração as normas da ABNT. Ademais, outros fatores estão envolvidos, a exemplo dos aspectos jurídicos, proteção e segurança dos trabalhadores.

Portanto, a seguir vamos conferir algumas informações sobre o Laudo de Instalações Elétricas, NR 10 e o PIE.

Tipos de Laudos de Instalações Elétricas

Existem alguns tipos de Laudos de Instalações Elétricas, sendo que cada um atente a um tipo de empresa ou edificação. O que se aplica a todos os tipos é a conformidade com as normas.

  • Laudo de SPDA: O Laudo de SPDA é responsável pela avaliação do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas, que prioriza a NBR 5419.
  • Laudo de Aterramento: Esse laudo também segue o direcionamento da NBR 5419, assim como a NBR 5410, que se refere a instalações com baixa tensão. Com isso, o Laudo de Aterramento confere se existe ou não os dispositivos primordiais que protegem os indivíduos contra incêndios e choques.
  • Laudo de Instalações Elétricas: O Laudo de Instalações Elétricas, ou o LIE, cumpre os requisitos presentes nas mais diversas portarias, NRs e NBRs. Um exemplo claro é a NBR de n° 5410, no caso de consumidores de baixa tensão.
  • NR-10: A NR-10 é realizada pela empresa que emite e certifica os laudos necessários para a edificação, ao longo da prestação de serviço. Assim, essa norma é direcionada à proteção dos trabalhadores envolvidos, em especial aqueles que realizam vistorias, reparos, manutenções e instalações elétricas. Inclusive, é interessante destacar que a obrigatoriedade de muitos desses laudos está presente na NR-10.
  • Prontuário de Instalações Elétricas: Outro tipo que trouxemos é o Prontuário de Instalações Elétricas (PIE) que pode ser conceituado como um sistema de informações que auxilia nos procedimentos e ações de uma empresa. O PIE é necessário e obrigatório por conta da sua premissa: atingir as melhores condições de segurança e operacionais no sistema elétrico. Algumas empresas são obrigadas a elaborar um Prontuário de Instalações Elétricas, e, de acordo com a NR-10, são aquelas cuja carga seja maior que 75 kW.

A importância do Laudo de Instalações Elétricas

Por fim, trazemos, então, a importância de um Laudo de Instalações Elétricas, em que, de forma geral, visa a segurança dos envolvidos nessa operação. Além disso, esse laudo traz como intuito a avaliação do estado atual de toda a instalação elétrica.

Com essa informação em mãos, o Laudo poderá trazer quais as soluções mais apropriadas a fim de adequar essa instalação elétrica às normas. Portanto, você poderá evitar alguns problemas e diminuir a frequência de outros.

Dentre os principais e mais recorrentes problemas, podemos citar os curtos-circuitos, incêndios, explosões ou quaisquer acidentes cuja origem foi elétrica. É interessante destacar ainda que o laudo favorece um funcionamento adequado do sistema elétrico, o que pode aumentar a vida útil.

Solicite um Orçamento



    X