Laudo de termografia
Um laudo de termografia, ou de inspeção termográfica, se trata de uma técnica preditiva para medir a temperatura adequada visando o melhor funcionamento de componentes elétricos, bem como a segurança de trabalhadores envolvidos. Dito isso, vamos conferir algumas informações importantes sobre este laudo.
Ao longo do texto, você poderá ter uma melhor compreensão acerca do objetivo desse laudo e o seu funcionamento.
Mas, afinal, o que é o laudo de inspeção termográfica?
A priori, saiba que a inspeção termográfica está inserida em uma avaliação preditiva, ou de prevenção, sobre a planta elétrica por inteira, seja de uma indústria ou de empresa.
Para que este laudo seja realizado, é preciso que a temperatura seja medida em alguns pontos através da radiação infravermelha. Então, o termo visor conseguirá fazer a detecção e diagnóstico dos mais variados ranges da temperatura. Esses ranges também variam de acordo com o componente elétrico, a exemplo dos transformadores, painéis, motores e outros.
A título de informação, saiba que o termo visor é um equipamento que torna possível essa medição.
Benefícios de realizar um laudo de termografia
Agora que você já tem um panorama sobre o que é o laudo de termografia, é interessante trazer alguns dos seus benefícios. De maneira ampla, é possível afirmar que a elaboração desse laudo de termografia é o passo ideal para evitar alguns incidentes.
Dentre eles, os danos aos equipamentos, alto consumo de eletricidade, manutenção corretiva e queda de energia. Por outro lado, o laudo de termografia também auxilia na prevenção de acidentes muito graves, como os incêndios.
Nessas situações, o resultado mais grave, porém possível, é o óbito de alguns dos funcionários ou técnicos ali presentes.
Logo, essa inspeção se trata de uma obrigatoriedade de todas as empresas e indústrias. Afinal, a segurança deve estar em primeiro lugar.
Porém esses não são os únicos benefícios de um laudo de termografia. Confira outros:
- Garantir que as instalações elétricas são seguras;
- Diminuição em manutenções corretivas;
- Redução de gastos com as mais diversas manutenções possíveis;
- Reduzir o consumo frequente de eletricidade;
- Prevenção no que se refere ao risco de ocorrer algum incidente no ambiente de trabalho; e
- Análise nas áreas de alto risco.
Atualmente, é muito comum encontrarmos empresas ou indústrias (tanto de pequeno e médio como de grande porte) que buscam por medidas que aumentam a sua produtividade – além da redução de gastos. Com isso, a melhor opção é o laudo de termografia.
Como é feita uma inspeção termográfica?
Para que o laudo de termografia seja feito, saiba que o momento ideal é na prevenção, isto é, ele não é a solução para um incidente. Logo, a técnica usada nesse laudo costuma envolver o uso de câmeras infravermelhas.
Essas câmaras, por sua vez, são especiais, e realizam o mapeamento completo, o que transforma a temperatura em imagens térmicas, através da sua radiação infravermelha.
O técnico que fará essa análise terá acesso a fotos pequenas, confeccionadas pelo próprio equipamento. O equipamento utilizado, então, é o termovisor, demonstrando, por meio de cores diferentes, os pontos que o equipamento apresentam o range anormal de temperatura.
Além disso, o termovisor poderá identificar qual a energia que radia da primeira camada molecular dessa superfície. Isso significa dizer que o laudo de termografia consegue visualizar a radiação do componente elétrico analisado.
Dentro dessa termografia, a manutenção é imprescindível, por determinar, de forma prévia, a necessidade de verificar o estado atual dos componentes. Isso torna ainda mais fácil a resolução de um problema não planejado.