Manutenção Preventiva ou Corretiva de Geradores
Todo e qualquer gerador possui componentes essenciais para o devido funcionamento, porém, eles precisam da manutenção periódica. Isso porque o gerador deve trazer à realidade a sua função da maneira mais adequada. Dito isso, saiba o que distingue a manutenção preventiva da corretiva de geradores.
Como o gerador se trata de um equipamento complexo, é comum que a manutenção seja realizada por um profissional devidamente capacitado para isso. Além disso, uma outra preocupação é com o uso de determinadas peças, que precisam ser originais.
Em suma, a manutenção, tanto preventiva como corretiva, garante uma melhor vida útil ao gerador. Sendo assim, o seu objetivo é analisar o funcionamento adequado e a qualidade.
Mas, afinal, o que é manutenção preventiva?
A manutenção preventiva pode ser definida como aquela que possui a finalidade de melhorar a vida útil de um gerador, evitando, ainda, paradas inesperadas. Na verdade, esse é o objetivo de todas as manutenções, porém, cada uma possui o momento adequado para a realização.
Saiba, então, que a manutenção preventiva, como o termo já nos adianta, não é realizada para sanar algum problema. Mas sim para evitar o surgimento de defeitos em potencial no equipamento, o que compromete a sua qualidade e funcionamento.
No geral, todo equipamento pode apresentar algum problema, desde o momento que é ligado. No caso daqueles aparelhos que funcionam de forma contínua, o risco de surgir algum defeito é bem maior. Isso ocorre, em especial, em decorrência do tempo de uso.
Dessa maneira, conclui-se que é necessário realizar, periodicamente, uma manutenção preventiva, de forma a antecipar e evitar possíveis falhas no futuro.
Desse modo, a manutenção preventiva se trata de um serviço realizado sem a aparição de nenhum defeito, a partir da checagem dos pontos de funcionamento desse gerador. De forma rotineira, as empresas realizam essas manutenções em intervalos anuais, semestrais ou mensais.
É de suma importância que você saiba que um profissional preparado e capacitado é o responsável por essa manutenção. Assim, ele fará uso de peças originais, evitando qualquer tipo de prejuízo.
Ademais, você deve ter atenção a todos os tipos de orientação que o fabricante de gerador fornece. Isso porque, caso você não cumpra com as normas dadas, a garantia por parte do fabricante pode ser anulada.
O que é a manutenção corretiva?
Por outro lado, também temos a manutenção corretiva, que pretende corrigir algo que não funciona de forma adequada. Assim, essa manutenção é feita a partir da identificação de quebra ou falha nas peças do gerador.
Logo, não há como dizer que existe um período em específico para esse tipo de manutenção, e essa é a maior distinção entre a manutenção corretiva e preventiva.
Dentre os principais procedimentos realizados em uma manutenção corretiva dos geradores, podemos citar os seguintes:
- Troca ou reparo de peças e demais elementos componentes do gerador;
- Análise a fim de detectar alguma inconformidade no sistema; e
- Confecção de um relatório que demonstre os reparos feitos neste gerador, bem como os motivos sobre o problema.
Vantagens ao realizar a manutenção preventiva ou corretiva
Por fim, é importante trazer algumas vantagens da realização da manutenção preventiva ou corretiva nos geradores:
- Evitar falhas em potencial, que costumam comprometer o funcionamento adequado do seu gerador;
- Garantir uma boa e longa vida útil;
- Caso seja a manutenção preventiva, os seus valores são menores que o custo da correção; e
- Se feita de forma periódica, dificilmente o gerador precisará de alguma corretiva.