Manutenção Preventiva ou Corretiva de Subestação (Cabine Primária, Cabine Secundária, Cabine de Barramento, QGBT e Transformador)
A prática da manutenção preventiva e da manutenção corretiva são muito parecidas, no entanto, os significados em si podem ser bastante distintos. É de suma importância que você tenha noção do seu real significado, para conseguir aplicar isso na sua empresa.
Dito isso, confira a seguir a principal distinção entre esses dois tipos de manutenção, tanto a preventiva como a corretiva, e saiba qual aplicar, a depender da situação.
A distinção entre a manutenção corretiva e a preventiva
Inicialmente, é interessante destacar que a manutenção, no geral, se trata de um processo primordial para a maioria dos casos dos sistemas tecnológicos nos dias atuais.
Isso porque nenhum sistema dura para sempre. Ademais, destaque-se que é comum enfrentar alguns problemas no funcionamento de um sistema, em decorrência do tempo. Desse modo, a manutenção é um passo fundamental para que os problemas dessa natureza sejam evitados.
Quando a manutenção, corretiva ou preventiva, não é feita, o resultado pode ser grave, e acarretar prejuízos enormes. No entanto, como existem esses dois tipos de manutenção, é preciso trazer a distinção entre eles. Afinal, cada manutenção tem o seu momento adequado.
Conceito de manutenção preventiva
A priori, trouxemos um conceito de manutenção preventiva que, como o próprio já nos dá uma noção, se trata de um serviço que precisa ser feito de forma regular. Logo, o seu principal objetivo é prevenir que algum risco ou problema ocorra. Em resumo, é uma intervenção, mas que ocorre de forma programada.
Desse modo, essa manutenção preventiva pode ser entendida como uma parte fundamental do funcionamento diário da empresa. A explicação para isso está no fato de que a manutenção preventiva ocorre em um momento específico, isso mesmo nos casos em que não existe um problema aparente.
Isso significa dizer que o seu sistema pode estar funcionando de forma adequada, aparentemente, mas, mesmo assim, você precisa de uma manutenção preventiva. Lembre-se de que a finalidade desse serviço é evitar quaisquer problemas no futuro.
Por conta disso, essa manutenção segue um determinado cronograma, que é programado com antecedência. Outro ponto importante é que essa manutenção busca melhorar a vida útil de seus equipamentos. E isso ocorre por meio da lubrificação, calibração e revisão do sistema.
Ao analisar essa manutenção a longo prazo, vemos que pode ser algo muito benéfico para a sua empresa. Afinal, com diversas vistorias, você poderá economizar com alguns custos desnecessários. Tenha em mente que haverá uma diminuição brusca em relação a exposição de danos ou ao desgaste das peças.
Conceito de manutenção corretiva
Por outro lado, temos ainda a manutenção corretiva, que tem uma lógica totalmente oposta à manutenção preventiva. Veja que, novamente, de acordo com a palavra, temos uma noção do seu objetivo maior: correção.
Portanto, esse tipo de manutenção visa corrigir os problemas que podem ser percebidos em um equipamento ou sistema. Logo, o seu procedimento ocorre após o surgimento de algum defeito ou problema.
Sendo assim, é possível definir que a ideia desse tipo de manutenção é trazer uma solução ao problema apresentado, que pode ser tanto no equipamento em si como no sistema. Tome como exemplo uma peça quebrada em uma máquina. Para resolver isso, você precisará de uma manutenção corretiva.
Por esse motivo, antes que os problemas surjam e prejudiquem o funcionamento adequado do seu sistema, busque pelo serviço de manutenção preventiva. Você vai perceber como essa prática representa uma economia enorme e menos aborrecimentos.