Projeto Luminotécnico
Ao planejar um ambiente, é necessário levar em consideração alguns projetos, tais como o projeto Luminotécnico e o projeto das Instalações Elétricas. Assim, o seu ambiente poderá ter um melhor aproveitamento. Dessa maneira, vamos entender a seguir a principal diferença entre esses dois projetos e como eles são úteis.
A principal distinção entre o projeto Luminotécnico e das Instalações Elétricas está na finalidade de cada um deles. Isto é, o projeto elétrico possui como premissa a segurança dos moradores. Por outro lado, o Luminotécnico se concentra em trazer aos moradores um conforto maior.
O que é um projeto de instalação elétrica?
A priori, é interessante trazer o conceito de um projeto de instalações elétricas. Como foi dito acima, o seu objetivo é promover segurança ao prédio, protegendo os moradores. Assim, tanto os moradores como os frequentadores desse prédio podem se sentir mais seguros em relação às instalações dessa natureza.
Com isso, o projeto de instalações elétricas deve ser elaborado com antecedência, e observando alguns elementos. Dentre eles, podemos citar aqueles que são voltados para a infraestrutura elétrica, a exemplo dos equipamentos de iluminação.
Além disso, é necessário especificar todas as características dos dispositivos, bem como descrevê-los de forma detalhada. Logo, os itens que costumam entrar nessa especificação são os disjuntores, os condutores (fios e cabos), eletrodos, quadros, calhas e barramentos.
Conceito do projeto Luminotécnico
Por outro lado, temos o projeto luminotécnico, que tem uma certa relação com o projeto de instalações elétricas, mas com outro objetivo. Assim, o projeto luminotécnico descreve a disposição da iluminação em um ambiente.
Isso será feito após a observação do projeto de arquitetura e o de decoração. Com isso, algumas considerações devem ser levadas em conta, a fim de proporcionar uma iluminação mais adequada aos cômodos. Desse modo, o ambiente será bem aproveitado como um todo, desde a luz natural e a artificial, até os móveis e objetos.
Tenha em mente que cada espaço requerer um tipo de iluminação específica. Por exemplo, os consultórios médicos recebem uma luz mais aconchegante. No caso das baladas, as luzes são mais divertidas em coloridas.
O mesmo pensamento deve ser aplicado no caso de residências e empresas. Enquanto na primeira a iluminação é explorada no quesito de conforto, na segunda, a luz utilizada deve ser a mais séria possível.
Além disso, dentro de uma mesma casa, a iluminação é explorada de diversas formas, como em um escritório que usa luzes mais amenas, e nas salas uma iluminação aconchegante.
Qual projeto elaborar e executar?
Na verdade, não há o que se falar em optar por um projeto ou por outro, afinal, cada um deles possui a sua finalidade. Desse modo, a melhor opção é fazer com que os dois projetos sejam elaborados em conjunto.
Com isso, será possível aproveitar da melhor forma a iluminação devida nos espaços. Além disso, os dois projetos contribuem para a diminuição do desperdício de eletricidade, sem contar com o barateamento da sua manutenção.
Por fim, e talvez o benefício que mais chame a atenção, vemos que o projeto luminotécnico adequado proporciona uma estética adequada.
No entanto, no que se refere a obrigatoriedade dos projetos, somente o projeto das instalações elétricas se mostra como obrigatório. Isso porque a sua função é conferir maior segurança à construção.