O Laudo SPDA, de forma simplificada, é responsável pela avaliação do Sistema de Proteção contra Descargas.
Basicamente quando qualquer empresa possui esse laudo em mãos, está comprovando a segurança que o sistema de aterramento que são utilizados contra descargas elétricas. Muitos lugares reconhecem esse documento como “para raio”, sendo de extrema importância que exista na empresa e esteja funcionando perfeitamente.
Vale ressaltar que, o Brasil é o país com maior índice de raios do mundo, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, são quase 80 milhões de descargas elétricas por ano, nas quais são responsáveis por causas diversos acidentes e, em determinados casos até falecimento.
Pelo menos 300 brasileiros são atingidos todos os anos, com um em cada três sendo de extrema fatalidade. Portanto fica bem claro a importância do Laudo SPDA, garantindo segurança de todos e, evitar que os raios causem danos graves as empresas.
Entenda o funcionamento do Laudo SPDA
Antes de citarmos a importância do laudo, precisamos ressaltar do que se trata o SPDA. Basicamente sua função está ligada a direcionar as descargas elétricas até a terra com segurança, minimizando e excluindo os riscos de danos a construções, empresas e pessoas.
Justamente para interceptar os raios, o SPDA, apresenta características técnicas bem marcantes, como, subsistemas de captação, descidas, aterramento e alta potência. Assim é possível captar a descarga e levar até o aterramento e escoamento no solo.
Portanto o Laudo SPDA, tem grande importância na avaliação no decorrer de todo esse processo, justamente por trazer o resultado da perícia técnica e identificar quais pontos estão apresentando falhas, insuficiências ou deterioração dos sistemas e demais componentes.
Por que realizar o laudo SPDA?
Veja a seguir os motivos para realizar o Laudo SPDA.
-
Reestrutura os sistemas com técnicas modernas e eficazes
-
Evita multas
-
Isenção de chances de danificações
-
Previne curto-circuitos e incêndios causados pelos raios
-
Minimizar prejuízos financeiros
-
Segurança dos funcionários, clientes e demais pessoas presentes no ambiente
Periodicidade
Por fim, é bastante importante que as empresas respeitem a periodicidade de emissão do documento, sendo válido apenas por um ano para estabelecimentos contendo munição ou explosivos, locais expostos à corrosão atmosférica severa ou instalações de fornecedores de serviços considerados essenciais, e para as demais empresas, esse documento tem validade de três anos.
Agora que já entendemos a importância do Laudo SDPA, vimos como é importante também, optar por uma empresa qualificada e de responsabilidade e confiança e isso a BML Engenharia entende. Com foco e dedicação a BLM Engenharia realiza o melhor trabalho com o melhor atendimento do mercado.