Em qualquer segmento de atividade da sociedade, seja na indústria, comércio, hospital e até mesmo residência é necessário o uso de energia elétrica para manter o seu funcionamento. Essa energia elétrica depende de um transformador que faz parte de um circuito que interliga a fonte até o consumidor final.

Como o principal responsável por garantir o abastecimento de energia elétrica, o transformador exige bastante cuidado na sua operação e manutenção. Um incidente com esse tipo pode deixar toda uma cidade ou até mesmo um estado sem energia, causando prejuízos e danos para serviços, consumo e para a população em geral.

Tendo em vista a importância que possui um transformador, fazer a manutenção regularmente deste equipamento é de extrema importância realizar manutenções periódicas para que assim, seja diminuindo os riscos de incidentes e falhas, prolongando a vida útil do equipamento.

Basicamente, o transformador é o equipamento responsável por converter a tensão que vem das companhias da energia e chega até na nossa casa, sendo chamado de transformador de potência. Fazendo possível com que, a entrega de energia seja em maior ou menor tensão, de acordo com as necessidades de cada instalação elétrica. Vale ressaltar que esses transformadores ficam localizados nas usinas e subestações. Eles são responsáveis por conduzirem a energia até a rede de distribuição, já os transformadores que estão localizados nas ruas, ou em postes, são chamados de Transformadores de Distribuição, que são os responsáveis por converter as altas tensões para baixa tensão, tal qual, essa que chega até nossas residências.

Com relação a manutenção dos transformadores, existem três tipos principais, que veremos a seguir detalhadamente;

• Manutenção Preditiva:

Trata-se de análise através de aparelhos que diagnosticam as condições que o transformador se encontra. Tal análise é feita com o equipamento ainda em funcionamento, em determinados casos, podem até serem feitos de forma totalmente online, dependendo apenas dos recursos e investimentos existentes no transformador.

• Manutenção Preventiva:

Esse método é feito com base nos diagnósticos realizados na manutenção preditiva. Por se tratar de uma parada técnica programada, o tempo de interrupção total ou parcial do transformador é menor, o que acaba evitando prejuízos na distribuição final de energia.

• Manutenção Corretiva:

É realizado em casos bem emergenciais ou para resolver problemas encontrados antecipadamente nos outros tipos de manutenção.

Nas situações em que aparentemente não se pode distinguir o problema, o desmonte completo do transformador poderá ser requisitado. Dessa forma, uma manutenção corretiva é feita após a investigação e identificação dos problemas.

Esses são alguns processos de manutenção que podem ser feitos para o prolongamento da vida útil do próprio transformador. Vale lembrar que todos esses processos devem ser feitos por profissionais capacitados.
E com esses profissionais, você pode ter até descobrir outros processos necessários que vão evitar a compra de outro transformador.

Para garantir uma boa avaliação, a BLM Engenharia está a disposição. Pronta para garantir o melhor atendimento com os melhores profissionais.
Entre já em contato com a BLM Engenharia e solicite já seu orçamento.

Solicite um orçamento agora mesmo
X