A energia solar com certeza é um dos assuntos mais comentados hoje em dia quando o assunto é eletricidade. Dessa maneira, essa prática se torna cada vez mais comum. Logo, para isso, é necessário realizar a instalação de placas fotovoltaicas.
No entanto, é interessante destacar que essa instalação deve ser realizada por uma equipe devidamente qualificada. Saiba que, no geral, a instalação ocorre de maneira simples, mas claro que para os profissionais acostumados com isso.
A justificativa para o aumento da conta de energia, afinal, a energia solar é uma opção mais em conta e menos prejudicial à natureza. Com isso, gerar a sua própria energia a partir do sol é uma alternativa incrível para o seu orçamento e para a natureza.
Dito isso, vamos entender a seguir como ocorre a instalação de placas fotovoltaicas, a fim de gerar energia solar.
Como ocorre a instalação da energia solar?
Tanto as residências como as empresas estão se adaptando a essa nova realidade de eletricidade: a energia solar. Então, compreenda como ocorre a instalação da energia solar.
Entenda os valores da sua conta de energia mensal
O primeiro passo antes da instalação é entender os valores presentes na sua conta de energia mensal, analisando como ocorre o consumo periódico. Sendo assim, busque, em sua conta de energia, o valor do consumo mensal em kWh.
A partir desse número, você poderá ter os números necessários para calcular qual seria o tamanho ideal do sistema solar. Esses dados costumam ficam perto dos dados do faturamento.
Uma dica interessante para que você calcule com precisão o valor da energia solar, é importante que você use como base os últimos 12 meses.
Simule o custo que terá com toda a instalação de placas fotovoltaicas
Depois do cálculo de consumo mensal, é necessário simular todo o custo que você terá ao realizar a instalação de placas fotovoltaicas. Isso porque o cálculo mensal nos dá uma noção do tamanho que o seu sistema terá.
Além disso, muitos sites nesse segmento já disponibilizam um simulador de energia solar, e que costuma utilizar como base o seu consumo e CEP. Assim, você poderá descobrir quantos painéis fotovoltaicos serão necessários.
Procure por profissionais que projetem e orcem a instalação do seu painel
Depois dos dois passos ditos acima, você já tem em mãos duas informações muito importantes: o consumo do mês e uma média do custo de instalação. Agora você deve buscar por profissionais ou empresas de confiança que garantam a qualidade do seu projeto.
O ideal, na verdade, é que você possa fazer a comparação de valores envolvendo as empresas da sua cidade. Leve em consideração não somente os valores em si, mas também a qualidade envolvida nesse serviço.
Instalando o sistema de energia solar
Por fim, chegou o grande momento de instalar o sistema de energia solar em sua casa ou comércio. Saiba que não é recomendada a instalação sem a supervisão de um profissional.
As consequências dessa prática podem ser irreversíveis, afinal, como você não tem o conhecimento técnico necessário, é provável que se machuque no processo.
Além disso, no momento de fazer a conexão do sistema de energia solar no seu comércio ou casa, é preciso portar uma autorização da distribuidora de energia. Inclusive, apenas os engenheiros podem fazer uma solicitação para isso.
Logo, o profissional responsável visitará o local que receberá o sistema e te entregará um orçamento formal. Depois disso, ele projetará como será a instalação dos painéis fotovoltaicos.
Por fim, a instalação será feita no lugar mais apropriado e você poderá usufruir dos benefícios envolvidos na energia solar.
Meta: a instalação de placas fotovoltaicas é o primeiro passo para se adequar a uma energia limpa e renovável, que é a energia solar.