O Laudo de Instalações Elétricas é também conhecido como laudo elétrico ou laudo técnico. É um documento que aponta se uma edificação atende os requisitos das normas brasileiras para segurança e bom funcionamento dos sistemas. Essas normas são estabelecidas, em geral, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, elas são exigidas por instituições como Corpo de Bombeiros, prefeituras, certificadoras, seguradoras. Também pelo órgão público federal como Ministério do Trabalho e Agência Nacional de Energia Elétrica.  

O laudo elétrico é um relatório técnico elaborado e assinado por um engenheiro eletricista. Também pode assinar o técnico em eletrotécnica registrado no CREA. É tão importante que deve ter uma ART- Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida pelo CREA.  

Após minuciosa inspeção in loco, com a utilização de equipamentos de última geração, a OMS aponta os casos em que as normas não são seguidas. Um plano de ação é recomendado, visando aos interesses prioritários de cada empresa.  

Pode ser, por exemplo, que você precise de um laudo elétrico para contratar o seguro de sua indústria, comércios ou residência. O laudo de instalações elétricas atestando que as instalações estão de acordo com as normas será, possivelmente, uma exigência da seguradora. Em outros casos, você pode precisar do laudo para que sua empresa consiga certificados do tipo ISO. O laudo de instalações elétricas também é essencial para comprovar que o sistema está em conformidade com os requisitos de órgãos como prefeitura ou Corpo de Bombeiros. Isso é necessário até mesma para a liberação de alvarás de funcionamento em determinadas atividades.  

Lembrando que o laudo de instalações elétricas precisa ser elaborado por um engenheiro eletricista ou técnico em eletrotécnica, o prontuário NR-10 será necessário para empresas ou indústrias que tenham uma carga instalada superior a 75 KW. 

Para manter segurança e proteção de todos, alguns itens precisam obrigatoriamente compor o laudo, são eles:  

  • Laudos técnicos periódicos  
  • Projetos obrigatórios  
  • Controle documental dos EPIs 
  • Controle documental dos trabalhadores  
  • Controle documental dos Pécs 

Por fim, para o prontuário ser emitido, o laudo precisa conter todos esses itens, devidamente avaliados pelo profissional técnico em eletrotécnica.  E para confiar esse laudo em uma empresa de confiança, é o caso da BLM Engenheria que conta profissional capacitada para a realização desse serviço.  

 Entre já em contato e solicite seu orçamento exclusivo!  

Solicite um orçamento agora mesmo
X