Em um país como o Brasil, com maior incidência de raios, elaborar anualmente o Laudo de SPDA e Aterramento ou Laudo do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas SPDA é fundamental. Muitos, no entanto, não conhecem esse documento e não sabem de sua importância para a segurança de pessoas, estruturas prediais e industriais como também de comércios. Dito isso, saiba o que é como fazer e outras informações essenciais sobre o Laudo SPDA.
Conhecido por Laudo SPDA, o laudo Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas é um documento que assegura a qualidade e eficácia do popular para-raios. Essas grandes hastes de metal, feitas de aço, cobre ou alumínio, se conectam a Terra através de cabos de cobre nu que oferecem um caminho de baixa resistência para as descargas elétricas de origem atmosféricas. O objetivo, no entanto, não é apenas atrair e dissipar os raios, mas oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar e causar menor quantidade de danos possíveis. Assim, o laudo SPDA e aterramento são realizados para assegurar a qualidade e eficiência do para-raios, criado por Benjamin Franklin em 1752.
O chamado SPDA é o que conhecemos como para-raios. Essas estruturas interligadas as descidas, hastes e malha de aterramento garantem que as descargas elétricas de origem atmosférica não causem danos nas estruturas de prédios e demais edificações, além de garantir a segurança das pessoas que estão nesses locais.
Um laudo SPDA, por sua vez, é um documento técnico obrigatório e fundamental para assegurar que esses sistemas estejam funcionando adequadamente. Por meio dele, é possível registrar as inspeções, verificações, e medições realizadas nos para-raios, além de registrar informações sobre o sistema e malha de aterramento elétrico.
Outro detalhe é que esse laudo servirá, futuramente, como parâmetro para análises do sistema e a obtenção de informações relevante sobre ele. Além de ser um quesito de segurança, o laudo SPDA é obrigatório, assim como o próprio SPDA. A sua existência é prevista em parâmetros pelas normas ABNT junto com a NBR-5419 de 2015 como também a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego- NR-10.
É muito importante realizar esse laudo com uma empresa especializada e de confiança, afinal se trata da segurança de todos! Por isso confie na BLM Engenharia, empresa especializada na área de Engenharia Elétrica e Civil, com um corpo técnico constituído por Engenheiros, Arquiteto e Administradores!