O Brasil registra milhões de raios ao longo dos anos – só em 2020, foram cerca de 144 milhões. E essa é uma média que só cresce com o passar do tempo. Logo, ter um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) se torna primordial.

Inclusive, é interessante destacar que o Brasil hoje está entre os países que mais é atingido por raios no mundo inteiro. Nesse sentido, o mais apropriado a ser feito é tomar todos os cuidados com esse assunto, se preocupando, então, com o Laudo SPDA.

Como nós estamos inseridos em áreas abertas, é mais propício que uma pessoa esteja correndo risco de vida. Portanto, os prédios devem tomar as providências cabíveis, fazendo de tudo para proteger a estrutura, os equipamentos e as pessoas.

Desse modo, como uma proteção, é possível citar o para raio, que precisa do Laudo de SPDA para verificar a sua eficácia. Vamos entender melhor sobre esse assunto a seguir?

Mas, afinal, o que seria um Laudo de SPDA?

Inicialmente, é de suma importância trazer um conceito do que seria o Laudo de SPDA, que é um Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas. Esse documento tem caráter técnico e é elaborado pelo profissional com a devida habilitação.

No geral, o profissional responsável é um engenheiro eletricista. Desse modo, ele reúne no documento o registro de inspeções. Com isso, as informações presentes nesse documento vão desde a inspeção visual e a medição do sistema de aterramento até o relatório fotográfico.

É comum encontrar, ainda, o apontamento de não conformidades e sugestões para que esses itens estejam de acordo com o apropriado.

Destaca-se ainda que a NBR 5419 e a NR-10 trazem normas que seguem a obrigatoriedade do Laudo de SPDA. Logo, os condomínios e prédios no geral devem providenciar esse documento a fim de provar a sua regularidade.

Como adquirir um Laudo de SPDA?

Para adquirir o seu laudo de SPDA é necessário contratar um profissional com a especialização adequada. Assim, ele realizará todos os testes que servem para verificar o funcionamento correto do equipamento.

Logo, o objetivo do laudo é atestar que essa instalação se encontra nas condições ideais de funcionamento. Além disso, o engenheiro responsável deve emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e entregar ao responsável pelo prédio.

Ressalte-se que esse documento deverá renovado anualmente, ao longo do período em que o aparelho passa por manutenções. Através de uma empresa especializada no trabalho você poderá ter um processo rápido e eficaz.

Renovação do Laudo de SPDA

As medições realizadas para emitir o laudo de SPDA possui a validade de 1 a 3 anos. Mas esse prazo varia de acordo com a região em que o prédio está localizado, se comum ou litorâneo. Além disso, é preciso saber se a área é ou não classificada.

A importância de manter em dia o Laudo de SPDA

Em resumo, a finalidade de um laudo de SPDA é garantir o perfeito funcionamento do aparelho. Caso algo esteja em desconformidade com isso, o laudo demonstrará as soluções adequadas. Nessa situação, a vistoria é acompanhada de um alerta vermelho.

Com isso, vemos que um para raio traz como intuito guiar as descargas elétricas dos raios que vêm das nuvens carregadas até o solo. Isso evita que a energia se desvia o percurso.

Desse modo, é possível concluir que existem muitos prejuízos envolvidos a partir da falta do laudo de SPDA. Afinal, quando esse sistema não cumpre com a sua função, isso pode prejudicar os aparelhos conectados à fiação do prédio. Ademais, uma pessoa desprotegida pode receber essa carga e ter algum tipo de sofrimento.

Solicite um orçamento agora mesmo
X