A energia solar é uma forma de energia alternativa, renovável e bastante sustentável que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e que, pode ser aproveitada e utilizada por diferentes tecnologias, como por exemplo, aquecimento solar, energia solar fotovoltaica e energia heliotérmica. Nesse artigo iremos nos aprofundar em energia fotovoltaica e quais são suas principais funções.
Energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em eletricidade e a solução definitiva para quem sofre com o valor alto de contas de luz. Basicamente são milhares de casas, empresas, agronegócios e indústrias no Brasil que já adotaram a energia fotovoltaica para escapar de preços elevados e da inflação na conta de luz de todos os meses.
Através da instalação de placas solares e demais equipamentos que formam os chamados sistemas fotovoltaicos, sendo assim, consumidores conseguem gerar sua própria energia com a luz do sol e trocar ela pela energia da rede durante o período da noite. Essa possibilidade surgiu no final de 2012, quando foi criado o segmento de geração distribuída através de regras homologadas e que, até hoje regem o segmento e asseguram seus consumidores.
Desde então, o mercado só cresceu de forma grandiosa juntamente com a tecnologia fotovoltaica, com preços em queda, está cada vez mais acessível para toda a população.
De forma simplificada, a energia fotovoltaica é a energia elétrica gerada através da conversão direta da luz do sol. Essa geração é feita através de placas solares fotovoltaicas que são responsáveis por captar a luz solar proveniente do sol incidente e difusa, ou seja, a luz que atinge diretamente sobre elas e também a luz ao redor.
Dessa forma, é possível termos essa geração elétrica pela fonte de energia solar mesmo em dias nublados ou chuvosos, embora nesse período, a quantidade de luz recebida pela placa esteja diretamente ligada a sua produção. Sendo assim, uma placa solar fotovoltaica é composta de várias células fotovoltaicas, unidade básica de geração da tecnologia e a qual é feita de um material semicondutor.
As placas solares, junto com os demais equipamentos, compõem os chamados sistemas fotovoltaicos, que hoje já conseguem garantir o abastecimento de milhões de locais no mundo, apenas com a energia solar. A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível em toa a superfície terrestre, o Sol.
O Brasil possui, um potencial gigantesco para aproveitar esse recurso. Esse crescimento acelerado é reflexo das inúmeras vantagens e benefícios que a tecnologia pode trazer aos consumidores, sendo a economia de até 95% na conta de luz da maioria delas. Apesar das células de silício serem as mais populares elas podem se dividir em dois modelos diferentes e que, se juntam a outros tipos de células que são utilizadas no mundo.
Os valores envolvidos em um projeto de energia fotovoltaica costumam ser levados em considerações os mais diversos fatores. Para calcular o valor final desse projeto deve ser incluso: o custo com os equipamentos do projeto, custo para o sistema ser instalado, valor referente a garantia dos equipamentos e a mão de obra e o custo de oportunidades.
Para solucionar todas as suas dúvidas ou até mesmo para realizar um projeto com eficiência, a BLM Engenharia está a disposição. Oferecendo profissionais altamente preparados e oferecer o melhor atendimento para todos os clientes.
Entre já em contato com a BLM Engenharia e solicite já seu orçamento!