Conhecer a tecnologia e como é gerado o efeito fotovoltaico é primordial para depois ser possível desenhar e instalar um projeto de sistema solar, residencial ou empresarial.

Um projetista solar precisa, além dos cálculos técnicos de potência e quantidade de módulos, saber fazer análises de faturas e estimativas de retorno financeiro para o consumidor.

São tanto detalhes que não é novidade que o número de interessados em cursos projetistas solar só tende a aumentar conforme os anos.

Como fazer um projeto de energia solar, é levado em consideração uma premissa bem relevante: a captação da radiação solar para ser transformada em energia elétrica.

Assim o futuro projetista precisa saber calcular o rendimento energético para cada tipo certo de instalação.

Sendo assim, se o objetivo for dimensionar o sistema para que ele consiga produzir 100% da energia média consumida no imóvel, ou seja uma residência ou até mesmo uma empresa. Em casos, que o consumidor possui muitos equipamentos elétricos em sua casa, como é o caso do ar-condicionado, acaba contando com uma demanda mais alta de energia.

Já aqueles consumidores, que possuem poucos equipamentos ou de baixa potência poderá ser menor. O que o projetista determina para potência do sistema permite aos consumidores obter projetos que supram tranquilamente o seu consumo elétrico mensal.

Etapa 1

Com a conta de luz do morador, você terá o padrão de conexão do local e pode calcular a média de consumo dos últimos 12 meses. A partir disso, realize as contas da média diária total de energia a ser gerada por meio de fórmulas, assim você consegue mostrar ao cliente a porcentagem abatida da conta de luz que o sistema irá proporcionar e verifique orçamento máximo do cliente.

Assim, na hora da escolha dos equipamentos, é muito importante fazer o levantamento de cargas e a eficiência de cada um dos componentes.

Etapa 2

Parte importante do processo é realizar estudos sobre o local da instalação. Basicamente, alguns detalhes devem ser notados, como obter dados das coordenadas do local, examinar a face instalação, olhar a angulação ideal a partir das coordenadas.

Em casos, onde a instalação deverá ser feita pelo telhado, devendo se medir a inclinação ou angulação real do sistema.

Etapa 3

O projeto final conta com a quantidade, modelo, potência e a forma como os módulos fotovoltaicos serão instalados, o inversor mais adequado para o sistema, proteções e cabeamentos e por fim área ocupada pelo arranjo fotovoltaico.

Para um processo tão importante, o cliente deverá levar em conta, a assistência de uma empresa com comprometimento, qualidade e seriedade, que oferece a assistência adequada para qualquer que seja a demanda.

Entre já em contato com a BLM Engenharia e solicite seu orçamento!

Solicite um orçamento agora mesmo
X