Um projeto luminotécnico pode ser entendido como um planejamento, que visa observar a iluminação de um ambiente, do ponto de vista adequado e funcional. Assim, esse projeto leva em consideração os recursos naturais junto à automação e luminárias.
Além disso, um projeto luminotécnico leva em consideração as necessidades que o ambiente tem, sem contar com a preservação da energia energética. Portanto, saiba qual a importância que um projeto luminotécnico tem em sua empresa.
No geral, é difícil imaginar como a modernização pode impactar em nosso dia a dia pessoal e profissional. E, com isso, analisamos o nicho de iluminação, contando hoje com os mais variados tipos de tecnologia para as residências, empresas etc.
Inclusive, a iluminação é primordial para o bem-estar das pessoas, ao verificar o desempenho da eficiência energética. Desse modo, é de suma importância realizar um projeto luminotécnico para a sua empresa.
Saiba, a priori, que esse projeto tem como objetivo a realização de levantamento técnico por ambiente, além do cálculo luminotécnico. Logo, vamos conferir algumas informações sobre o tema a seguir.
Benefícios do projeto luminotécnico para a sua empresa
Inicialmente, destaca-se que um projeto luminotécnico pensa em todos os ambientes e condições de uma empresa. Isto é, esse projeto imagina a iluminância ideal, resistência do ambiente, condições para a temperatura e o consumo.
Por isso, é possível destacar alguns dos seus principais benefícios, como:
- A garantia da luminosidade adequada dos ambientes, sem ausência ou excesso (para isso, as luminárias serão escolhidas de acordo com a sua eficiência e economia de energia);
- Adequação de acordo com as normas técnicas que estão em vigência, seguindo a melhor eficiência, bem como a luminosidade ideal; e
- Trazer ao ambiente um clima produtivo e mais aconchegando, o que resulta no bem-estar dos envolvidos.
Pilares de um projeto luminotécnico
Após passar uma visão geral sobre o que é um projeto luminotécnico, é interessante trazer também os seus pilares. De antemão, saiba que esse projeto deve levar em consideração o bem-estar visual, a intensidade luminosa e o cálculo luminotécnico.
Dito isso, confira os pilares para esse projeto:
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Consumo e economia de energia;
- Automação;
- Particularidades dos tipos de instalação;
- Objetos em destaque;
- Distribuição visual sobre todo o mobiliário;
- O projeto arquitetônico dos ambientes;
- O perfil de cada cliente;
- Normas vigentes para essa operação.
Conforme a necessidade que o ambiente apresentar, bem como o resultado esperado, o profissional vai definir a quantidade de luminárias utilizadas neste projeto. No entanto, cada situação tem a sua particularidade, logo, a iluminação específica.
Então, você deve entender alguns tipos de iluminação, como a difusa, direta e indireta.
Iluminação difusa
A iluminação difusa é a mais convencional, pois é aquela em que a lâmpada está no centro do ambiente, cuja instalação é feita no teto. Essa iluminação deixa o ambiente uniformizado, sem nenhum tipo de contraste.
É interessante ressaltar que a iluminação difusa permite uma certa versatilidade no que se refere à união com outros tipos. Ou seja, é possível que uma iluminação difusa esteja aliada à iluminação direta, como é o caso de uma luminária de mesa.
Iluminação indireta
Por outro lado, a iluminação indireta permite que você crie um ambiente decorativo e intimista. Geralmente, essa é a escolha nos casos de salas, home office, quartos e afins.
Iluminação direta
Por fim, a iluminação direta ocorre quando colocamos algo direto sob uma superfície ou objeto, a exemplo do abajur. Essa é a principal alternativa para trabalho e estudo, mas também para elementos decorativos, como plantas ou quadros.
Importância de um projeto luminotécnico
Diante do exposto, vemos que a importância desse projeto está justamente no fato de entender o que a sua empresa precisa para se tornar um ambiente aconchegante. Isso faz com que os clientes se sintam bem no seu local, o que atrai e fideliza clientes.
Além disso, se houver alguma exposição de projetos ou objetos na sua empresa, a iluminação adequada dará o destaque correto a esses itens.