A estratificação do solo para aterramento é um dos parâmetros mais importantes para que esse processo seja bem sucedido. Para isso é necessário realizar o ensaio de resitividade do solo, já que, devido as informações geológicas, este pode apresentar diferentes valores de resitividade de acordo com a profundidade investigada.
Dessa forma nesse artigo, vamos abordar um pouco mais sobre quando o laudo de estratificação do solo é necessário!
Além da estratificação do solo, em projetos de aterramentos elétricos, é necessário também conhecer a resitividade e espessura de cada camada. A partir desses parâmetros, o engenheiro consegue projetar e escolher os elementos adequados para dimensionar e posicionar o aterramento.
Para isso, como já citado anteriormente é necessária a realização da medição da resitividade de solo, que vai refletir diretamente o comportamento elétrico em subsuperfície, sendo de acordo com a NBR.
A metodologia do ensaio de estratificação do solo é executada a partir da NBR 7117-1, que mostra os métodos de sondagem geo elétrica e técnicas para determinação do modelo correspondente as camadas horizontais, planas e paralelas.
Dessa forma, podem se enquadrar nela sua aplicação para:
- parques eólicos
- parques fotovoltaicos
- complexos hidrelétricos
- plantas industriais
- subestações com área maior que 20.000 m²
Na sua aplicação, os valores de resitividade do solo são obtidos podem ser classificados entre as seguintes classes:
- Baixa resitividade
- Média resitividade
- Alta resitividade
Está precisando de um profissional de qualidade para realizar o laudo de estratificação do solo,entre imediatamente em contato com a BLM Engenharia e solicite seu orçamento exclusivo.